23 novembro 2011


O mito do Sal no Shampoo

Meninas, muito se ouve por aí sobre o mal que o sal no shampoo faz para os cabelos, né? Desde a época em que eu trabalhei na L'Oreal já ouvia dizer que essa história é mito. Entretanto, ainda vejo muita gente falando sobre o assunto, então, aqui vai uma explicação sobre o assunto:



Alguém, em algum momento, não se sabe quem nem quando, passou à frente a informação incorreta de que o sal dos shampoos ressecam os cabelos, além de fazer as químicas, como por exemplo as escovas progressivas, durarem menos. Bastou este tipo de química ganhar popularidade nos salões de beleza, que o falso boato rapidamente se espalhou boca-à-boca. Pois é… para a nossa surpresa, esta informação não passa de um MITO. Entenda porquê:

O SAL NOS SHAMPOOS
A maioria dos shampoos disponíveis no mercado contém sal em sua formulação. Este sal é usado em concentrações muito baixas, apenas para dar consistência ao produto e pode ser identificado no rótulo como cloreto de sódio. O principal ingrediente de um shampoo tem nome complicado: é o lauril sulfato de sódio ou o lauril éter sulfato de sódio. Na produção de qualquer um deles acontece uma reação química que resulta em… cloreto de sódio (ou seja, o nosso sal)!
Por isso podemos dizer que todos os shampoos contém sal, mesmo os que anunciam “sem sal” em seus rótulos, a única diferença é que este sal não tem a função de dar consistência ao shampoo, mas foi gerado por uma reação química.

O MITO E A VERDADE
Para que o cabelo fixe qualquer química, seja uma escova progressiva ou coloração, esta é depositada dentro das cutículas dos fios. Alguns cabeleireiros afirmam que os shampoos com sal abrem as cutículas, fazendo com que as substâncias lá depositadas saiam mais rápido. Além disso, é inevitável que as químicas do cabelo sejam retiradas pouco a pouco com a seqüência de lavagens.

Em outras palavras, todo shampoo tem sal, não há como escapar. Entretanto, não devemos nos preocupar porque as empresas investem muito na composição de seus shampoos e demais produtos, justamente para evitar possíveis danos ao cabelo.

Vocês sabiam disso? Beijos
2 Comentários

2 comentários:

Ana disse...

Bom saber!!! Beijos

subindonosalto.com disse...

Eu nunca liguei muito pra isso =x
Inclusive, não gosto de shampoos sem sal ...
Me parece que não limpam bem o cabelo.

:*
@viihrs
@SubindoNoSalto
subindonosalto.com

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t